perguntas frequentes

Encontre as respostas para as dúvidas mais frequentes sobre o nosso trabalho.

Se não encontrar o que procura, entre em contato conosco diretamente.

O que é a Coalizão Respira Amazônia?

É uma rede de organizações, profissionais técnicos, acadêmicos, pesquisadores, gestores públicos e sociedade civil que atuam direta ou indiretamente com monitoramento do ar na Amazônia Legal. 

Nosso objetivo é fortalecer o trabalho das instituições por meio da troca de experiências e informações sobre o tema de qualidade do ar. Atuamos através de reuniões temáticas, treinamentos e pesquisas conjuntas. Realizamos um encontro anual, conectando pessoas e iniciativas que visam expandir o monitoramento da qualidade do ar na Amazônia Legal.

Para fazer parte das nossas atividades, você pode preencher o Fale conosco. Após enviar informações sobre sua atuação, apresentaremos de forma mais detalhada nossas atividades e objetivos.

Algumas iniciativas públicas de pesquisadores, sociedade civil e órgãos públicos estão utilizando sensores de baixo custo para monitorar a qualidade do ar na região da Amazônia Legal. Essas iniciativas têm como objetivo coletar dados e fomentar o debate público sobre a carência de gestão da qualidade do ar na região, devido à ausência de equipamentos padrão de monitoramento.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a mudança do clima e a poluição do ar são consideradas a primeira emergência em saúde global – o que evidencia a dimensão e a seriedade do problema. A poluição do ar pode provocar doenças respiratórias, doenças do coração, derrame cerebral, aumentar o risco de diabetes, demência, prejuízo do desenvolvimento cognitivo e muito mais. Quando monitoramos o ar e o integramos com ações de gestão da qualidade do ar, cuidamos da saúde da população por consequência.

O Brasil é o quinto maior emissor de gases de efeito estufa (GEE) no mundo. As principais causas dessa emissão elevada incluem o desmatamento, a agropecuária (exceto as práticas agrícolas sustentáveis) e o uso de energia proveniente de combustíveis fósseis. Na região da Amazônia Legal, a poluição do ar é resultante principalmente do desmatamento, seguido pelas queimadas, enquanto em centros urbanos, as emissões são predominantemente de origem industrial e do setor de transporte. Iniciativas que visam monitorar a qualidade do ar na região, associadas a ações de combate ao desmatamento e à regulação das emissões industriais, contribuem significativamente para a redução de gases poluentes, mitigando os efeitos das mudanças climáticas tanto local quanto globalmente.

Não encontrou o que procurava?

Envie sua pergunta diretamente para nossa equipe.

Respira Amazônia - Policy Brief - Desafios e perspectivas do monitoramento da qualidade do ar na Amazônia Legal: uma visão integrada entre tecnologias, contextos socioambientais e políticas pública

Entenda como o monitoramento do ar está conectado a proteção da saúde e a preservação da Amazônia