quem somos
Pelo ar da Amazônia, pela saúde de todos.
Na coalizão Respira Amazônia, unimos forças entre entidades públicas e privadas com um único propósito: fortalecer o monitoramento da qualidade do ar na região amazônica.
Nosso trabalho foca no apoio a iniciativas que monitoram, coletam e analisam dados sobre a poluição atmosférica na Amazônia. Os parceiros e integrantes da Coalizão utilizam diversas tecnologias, especialmente equipamentos de baixo custo, para analisar os dados e promover a ampla disseminação de conhecimento.
Buscamos contribuir para que a população da região conheça a qualidade do ar que respira. Além disso, apoiamos tomadores de decisão na formulação de políticas que protejam tanto a saúde das pessoas e a integridade das florestas.
história
Primeiras conexões
Em novembro de 2023, foi realizado o 1º Encontro Monitoramento do Ar na Amazônia, uma iniciativa do Instituto Ar em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, IPAM, Universidade Federal do Acre e Woodwell Climate.
O evento foi o ponto de partida para a reunião de profissionais e instituições interessados na troca de experiências e no fortalecimento do monitoramento do ar no território. Estiveram presentes diversas Universidades Federais, Ministérios Públicos, Secretarias de Meio Ambiente, Secretaria de Saúde, Gestores Públicos e sociedade civil.
Nasce a Coalizão Respira Amazônia
Os participantes do evento manifestaram interesse em continuar atuando de forma conjunta, dando origem à Coalizão Respira Amazônia. Esse foi o primeiro passo para a criação de uma rede de trabalho colaborativo dedicada à melhoria da qualidade do ar, unindo esforços de diversas entidades representativas de todos os estados da Amazônia Legal.
Esse novo esforço coletivo revelou um potencial incrível para expandir as atividades de todas as instituições participantes, buscando continuamente novas oportunidades de colaboração, compartilhamento de conhecimentos técnicos e aprendizados diretamente do território.
integrantes
Por Trás da Coalizão Respira Amazônia.
Conheça os especialistas dedicados que fazem a diferença.